Doenças causadas por bactérias

By Alex Sandro Filgueiras
12 de janeiro de 2011
0

Bactérias são agentes de doença transmitidas pelo ar, como o sarampo, a catapora, meningite, pneumonia, gripe e  etc.  Por isso, devemos tomar algumas medidas para evitar contaminação; de maneira geral, essa medidas são:
-    Lavar sempre copos, talheres e toalhas antes de usa-las;
-    Lavar as mãos todas as vezes que chegarmos em casa, lembre-se que, enquanto permanecemos na  rua, estamos em contato constante com o ar poluído e as mãos podem trazer muitos micróbios para dentro de casa.
-    Tomar todas as vacinas prescritas pelos médicos; esta é a melhor proteção contra algumas doenças.
Para exemplificarmos, veremos duas doenças causadas por bactérias do ar: Tuberculose e Meningite.

Tuberculose – doença provocada pelo bacilo de Koch, ataca tanto  o ser humano quantos aos outros animais. A tuberculose é transmitida de pessoas doentes para pessoa sãs, principalmente pela tosse. Ao tossir, a pessoa doente joga no ar gotículas de secreção vinda dos pulmões e contendo o bacilo vivo. Ao inspirar, a pessoa sã carrega essas gotículas para seu organismo, adquirindo a doença.
A prevenção é feita com a vacina BCG.

Meningite meningocócica – doença que ataca as meninges.
Pessoas com meningite devem ser imediatamente hospitalizadas e isoladas dos outros, pois se trata de uma doença contagiosa transmitida pelo ar. O contagio se dá por vias respiratórias.
A vacinação é um meio eficaz para evitar que a meningite se alastre numa cidade.
As doenças causadas por bactérias podem ser combatidas com antibióticos, como a penicilina e a tetraciclina.

Comments: 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 1 = 2

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Categorias
  • RSS Feeds